sábado, 6 de dezembro de 2008

GERENCIAMENTO E O PLANEJAMENTO

O maior problema das micro e pequenas instituições é, sem dúvida, o gerenciamento e o segundo maior problema é achar que seu problema é apenas financeiro. Gastar mensalmente mais do que se ganha, não ter recursos para investir e crescer não é problema financeiro, é sim problema gerencial.

É bastante comum encontramos nestas instituições profissionais capacitados nas atividades fim e não nas atividades meio, entre elas o gerenciamento. Encontramos técnicos, que por sua excelência, foram promovidos a gerente, o que muitas vezes resulta na perda de um excelente técnico e no ganho de um péssimo gerente, pois são atividades diferentes.

Pode-se nascer com um perfil de gerente, mas não se nasce gerente. Uma das características do gerente é não ter medo de tomar decisões, pois sabe que uma decisão errada é melhor que decisão nenhuma. Ele é o responsável e como tal pode partilhar a tomada de decisão, mas nunca o ônus desta decisão.

Estrutura de poder existe em todos os lugares e este poder aparece em uma instituição na forma de hierarquia. Poder não bom nem mau, o que pode ser bom ou mau é como este poder é exercido. Tudo é ruim na mão de alguém despreparado, principalmente o poder. Não adianta dividir o poder, pois enquanto o planejamento é coletivo a execução é individual. 

  Gerenciamento se faz primeiro com um sistema de informações eficiente e eficaz, ou seja, um sistema rápido e preciso. Quanto mais rápido recebemos a informação mais tempo temos para tomar a decisão e quanto mais precisa ela for maiores são as chances de tomarmos a decisão certa.

E depois com uma boa administração de pessoal, ou seja, colocar a pessoa certa no lugar certo. Para isto é preciso conhecer as pessoas e saber o que queremos delas. Devemos lembrar sempre que responsabilidade e autoridade andam juntas, na mesma proporção.

Existem duas maneiras de crescer em uma instituição. Uma pessoa pode se desenvolver como técnico ou como gerente. O importante é ter em mente que quanto mais se sobe na hierarquia institucional, mais a gente se afasta do trabalho técnico.

Um espírito de liderança nato não suficiente para se desempenhar um trabalho gerencial de qualidade, é preciso capacitação. O principal instrumento gerencial é o planejamento, pois é ele que nos mantém focados em nossos objetivos.

Um dos erros mais comuns ao se realizar um planejamento é a não participação de toda a instituição, afinal planejamento é uma atividade coletiva e suas decisões fruto do consenso. Este planejamento deve ser feito por grupos hierárquicos uma vez que é muito difícil chegar ao consenso com um número grande de participantes. O resultado final do planejamento estratégico é que dará os subsídios para que cada gerente elabore o plano de ação para sua área.

É fundamental a utilização de um facilitador a fim de evitar a imposição do consenso pelos hierarquicamente superiores.

O planejamento é o ponto de partida de qualquer atividade, pois é nele que determinamos onde estamos, aonde queremos chegar e como vamos chegar lá.

O Planejamento Estratégico é composto pelas 5 etapas a seguir:

1) Definição do Plano: Projetar todo o processo para ajustá-lo às  circunstâncias particulares de sua instituição, suas capacidades, necessidades e recursos. A palavra chave é o equilíbrio entre qualidade, prazo, recursos e os beneficiários.

2) Definição do Contexto Estratégico: Esclarecer Valores, Missão e a Visão;

3) Análise do Ambiente Externo e Interno e Identificação e Seleção das Questões Estratégicas: Identificar os desafios que se colocam à instituição;

4) Desenvolvimento de Projetos de Estratégia de Mudança : Definir as estratégias de ação dirigidas aquelas questões estratégicas;

5) Planejar, implementar e acompanhar os projetos de mudança: Determinar metas e prazos.

 Ricardo Falcão - r.falcao@terra.com.br

6 comentários:

André Luiz Zimmer disse...

Excelente artigo sobre gerenciamento... Eu desenvolvo projetos eletrônicos para algumas empresas, na sua maioria de Santa Catarina e em algumas delas (algumas até grandes empresas) é muito fácil de perceber o que você comentou sobre perder um ótimo técnico ou engenheiro e ganhar um péssimo gerente. Não custa lembrar que o destino desses, muitas vezes é a porta de saída da empresa.
No entanto, como hoje se prega muito a máxima de que "Você não pode gerenciar aquilo que não pode medir", eu acrescentaria ao item 5 de seu artigo o processo de Medição da Estratégia (por exemplo, por meio de BSC), apesar de acreditar que foi pensando em medição que você citou "acompanhar". Esse termo "acompanhar", na cultura brasileira, é muito passivo. E com certeza você se refere no artigo a uma postura ativa e pró-ativa, utilizando medições para antecipar problemas e não apenas como forma reativa de corrigir o que não deu certo.
Saudações,
André Luiz Zimmer.
(andrezimmer@terra.com.br)

IGREJA BATISTA REFORMADA disse...

Estimado Sr.Falcão,


Recebi indicação de V.S.a. pelo Advogado Elvis Aguiar, da Cidade de Mamanguape/PB.

Estamos em processo de finalização de criação de uma OSCIP, cujo nome é CEDIN - Centro de Desenvolvimento Integral. Maiores informações sobre a nossa área e forma de atuação poderão ser obtidas no site: www.cedin.zip.net

O fato é que estamos precisando elaborar o Projeto inicial, onde serão apresentadas todas as nossas pretensões para o bairro do São José, na Cidade de João Pessoa, estado da Paraíba.

Estamos com uma certa pressa. Embora saibamos que o final de cada ano já é acentuadamente tumultuado, estarei disponível para quase qualquer data e horário que possamos marcar para conversar.

Meu nome é Luiz. Meus telefones são (83) 8840.0659 ou (83) 9981.8606.

Aguardaremos retorno.

Atenciosamente,

Luiz Freitas




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www.prluiz.blogspot.com

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Pr. Luiz Freitas - CEDIN

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Visite o Site de nossa Igreja, a Cidade Viva:
www.cidadeviva.org
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Ir. Marina disse...

apenas um comentário....

A consultoria não é importante só pelo que se aprende no momento..., mas pelo que desperta nas pessoas.
Fiz um curso rápido com voce em bh, captação de recursos. consegui mudar o rumo da obra social que administrava.

Hoje estou em outra obra social, mais desafiante, mas posso contar com algumas experiencia de sucesso.
A primeira coisa que estou fazendo é criar minha equipe.

Trabalhando no norte mineiro sinto a necessidade de que as pessoas tenham possilidade deste conhecimento. As instuições não sabem por onde andar... é uma pena!

o unico jeito é tentar organizar e partilhar...

Ricardo estou te indicando para um amigo meu bispo na Bahia.

abraços com carinho

irmã marina Francisco Gardim - sup. Geral
irmãs da sagrada familia de montes claros.

Nil disse...

Ricardo, gostei muito do seu blog e conheço seu trabalho de perto. Hoje, mais do que sempre, tenho colocado em o que aprendi com vc.. Enfim, eterna aprendiz e recomeçando novamente...

Abraços!

Ronaldo Coelho disse...

Olá Ricardo Falcão.

Parabens pela apresentação.

Desenvolvo projetos socias no litoral sul da Bahia, e vou iniciar em Salvador este ano.

Tenho dificuldade em Captação de Recursos, em função disso financio até onde posso.

Pretendo aumentar a atuação, como posso fazer o curso?

Atenciosamente

José Ronaldo Coelho de Oliveira

jlleon disse...

Participei en 2005 4 dias de Curso con Ricardo Falcão...e foi impresionante...a forma simple de seu método de passar informacão..para nos...Realmente vale muito participar desses cursos...Agradeco a Ricardo pela sua cualidade de amizade com tod ou grupo..e desejo ou melhor para ele..Deus te abencoei...!!!

Juan Luis León